Na Bahia tem basquete

Abdias Filho – Educação Física – 5ª e 6ª série

Apresentação1

Ives Costa fala do crescimento do basquete nordestino, da criação da Liga Nordeste Sub 22 e da tentativa de acesso do Vitória ao NBB6
A canção A Bahia Tem, do Trio Nordestino, que em sua formação original contava com ninguém menos que Dominguinhos, começa com o verso
Na Bahia tem, tem, tem
Na Bahia tem, tem capoeira e candomblé também
E com o crescimento da bola laranja no Nordeste, quem sabe daqui uns anos outro trio cantará que na Bahia tem basquete também!
Ives Costa é conhecido no meio basqueteiro por ser um dos fundadores e presidente da Liga Nordeste.
Mas depois de 5 anos ele voltou a ocupar a função de treinador, à frente do Vitória/Faculdade 2 de Julho na 2ª edição da LDB.

Ives falou ao Território sobre a participação da equipe baiana na LDB.
Para nós do Vitória/Faculdade 2 de Julho participar da 2ª edição da LDB está sendo uma experiência muito gratificante, é uma competição de nível técnico excelente e um grande aprendizado para esses garotos.
Ele avaliou que tecnicamente seu time estava em um nível parecido aos demais do campeonato e o que pesou pros resultados não acontecerem foi a falta de intercâmbio.
Técnica e taticamente não vejo muita diferença da nossa equipe para as demais. O que pesa mesmo é o número de jogos. Nosso time fez 12 partidas pra chegar nesta competição enquanto temos equipes aqui que jogaram 50, 40 vezes no ano. Este é um problema do basquete nordestino como um todo, não só do baiano. Esta falta de intercâmbio fica muito clara com a evolução do próprio time dentro da LDB, a diferença entre a nossa 1ª e a última partida é nítida.
Ives também contou que, inspirada na LDB, este ano acontecerá a 1ª edição da Liga Nordeste Sub 22, que vai trabalhar esta questão de dar mais rodagem aos jovens atletas das equipes nordestinas.
Fechamos agora uma parceria com o Ministério do Esporte e no 2º semestre de 2013 lançaremos a Liga Nordeste Sub 22. Estamos seguindo os passos da Liga Nacional e criando mais uma competição pro momento de transição da base para o adulto, mas voltada apenas para o Nordeste. Esta competição será muito importante pra dar mais rodagem aos garotos, permitindo que eles atuem ao longo do ano e promovendo o intercâmbio no basquete nordestino.
Para fechar, Ives Costa falou sobre o desejo do Vitória/Faculdade 2 de Julho ingressar no NBB6.
Nós fomos campeões baianos invictos no adulto, o que nos credenciou a representar a Bahia na Copa Nordeste. Nesta competição brigaremos provavelmente com o Sport de Recife, que tem uma bela estrutura, mas conta com um material humano inferior ao nosso. Conseguindo a classificação para a Supercopa Brasil nossa ideia é conquistar uma das duas vagas para o NBB6.

26 pensamentos sobre “Na Bahia tem basquete

  1. Eu amei esse documentário pois vai me ajudar no simulado dessa semana.professor abdias me ajuda muito a entender sobre as historias dos esportes

    Curtir

  2. Achei muito interessante por que fala do crescimento do basquete no nordeste (Bahia )…☺🏀
    “Que tá bem tem basquete na Bahia e em outros lugares do nordeste.”

    Curtir

Deixe um comentário